Sindical

POR QUE SER SINDICALIZADO?

O modelo de sociedade hoje vigente tende a desvalorizar o papel do trabalho, enquanto pilar essencial da mesma.
Perante ofensivas sistemáticas aos direitos dos trabalhadores, só a sua união poderá permitir a manutenção dos direitos já adquiridos e a reivindicação de melhores condições sociais.
Pois bem, só fazendo parte de uma organização é possível ter um papel ativo na defesa dos nossos direitos já consagrados e na tentativa de melhoria das condições de exercício da profissão.
Por outro lado, o papel dos sindicatos, marca claramente a diferença em relação a outras organizações, não é só reativo como também reivindicativo. Em nossa opinião, é também função dos sindicatos apresentar propostas sobre as mais diversas vertentes, quer profissionais, quer educativas, quer sociais.
Em síntese, poderemos dizer que um Comerciário deve ser sindicalizado, pois só assim tem a possibilidade de defender os seus direitos e de reivindicar melhores condições de vida e do exercício da profissão.

E PORQUE NO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS?

O Sindicato dos Comerciários é de Montes Claros e Região, desde a sua fundação, é um sindicato de ação – a par de uma postura séria no campo negocial, não deixamos de mostrar, sempre que necessário, na rua e noutros espaços, a força e a justiça das nossas posições.
A realização de plenárias, de reuniões temáticas e de outro tipo de encontros é também freqüente.
Uma outra característica: temos uma política de porta aberta. Quer isto dizer que prestamos informações a todos os trabalhadores, independentemente de estes serem ou não nossos sócios. As nossas instalações, as nossas reuniões, o nosso site, estão abertos a todos. Esta postura, é sinônimo de trabalho, acrescido de dedicação, mas é assim que nós estamos e somos. Porém a nossa força aumentará sempre proporcionalmente com o número daqueles que em nós confiam.

COMO FAÇO PARA ME SINDICALIZAR?

Comparecer ao sindicato munido dos seguintes documentos: Carteira de trabalho, folha de pagamento, nº do PIS, identidade, comprovante de endereço. Documentos dos dependentes:

SOLTEIRO: certidão nascimento ou RG de irmãos menores de 18 anos, e RG do pai e da mãe.

SOLTEIRO COM FILHOS: Só certidão nascimento ou RG do filho. ( não poderá ter outros dependentes).

CASADO: Certidão de casamento e certidão nascimento ou RG dos filhos menores de 18 anos.

• Telefone para maiores informações: (38) 3690-9178.

• Vá ao Sindicato com os documentos, CTPS, RG, CPF, documentos de seus dependentes e faça a sua carteirinha de Sócio.

TRABALHADOR SINDICALIZADO É TRABALHADOR SOLIDÁRIO.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e Região, tem mais de 57 anos de existência e a sua atuação tem sido desenvolvida tanto em lutas pela conquista de melhores condições de trabalho para a categoria, quanto naquelas voltadas para a construção de um mundo melhor, mais justo e solidário.
Para que um sindicato seja forte e tenha mais poder de pressão, é necessário fortalecê-lo e dotá-lo de uma estrutura capaz de dar resposta às várias demandas que uma entidade sindical deve enfrentar. Para isso é preciso que um número crescente de trabalhadores seja sindicalizado, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta.
O trabalhador sindicalizado defende seus direitos e se torna solidário a outros companheiros de categoria. A união no sindicato torna a luta coesa e mais fácil. Cada trabalhador é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.
Participe! Ajude a fortalecer o Sindicato e assim estará contribuindo para fortalecer a cada trabalhador. Saiba mais nas perguntas e respostas, veja como fazer para ser sindicalizado e seja bem vindo!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SER SINDICALIZADO?

O associado do Sindicato tem diversos benefícios:

Assessoria Jurídica Trabalhista;
Tratamento Odontológico para o sócio e seus dependentes;
Consultas médicas em clinicas convêniadas com o Sindicato, sendo que para o sócio do Sindicato ou para seus dependentes e devido uma consulta médicas gratuitas mensais com médicos na área de Clinica Geral;
Caso o associado ou seus dependentes tenha que usar mais de uma consulta por mês terá que pagar pela segunda consulta, obtendo descontos conquistados pelo Sindicato;
Os associados e dependentes também terão direitos descontos em todos os exames que formos solicitados pelos médicos;
O associado também tem o direito e dever de votar nas Assembléias.

O TRABALHADOR NÃO SINDICALIZADO PODE USUFRUIR ALGUM SERVIÇO OFERECIDO PELO SINDICATO?

Somente aqueles serviços que beneficiam toda a categoria, oriundos de ações coletivas, como negociação salarial, acordos de PLR, acordos de jornada de trabalho e assessoria jurídica para homologações de rescisão de contrato de trabalho.

QUAL O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO PARA O SINDICALIZADO?

O sindicalizado empregado contribuirá mensalmente com uma mensalidade de R$ 20,00 (Vinte reais) e com o Sindical em março e a Taxa Assistencial, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho.
O não sindicalizado contribui também com a Taxa Assistencial e com o Sindical.

A SINDICALIZAÇÃO É OBRIGATÓRIA?

Não. A sindicalização é muito importante para o exercício da cidadania, porque, somente com o apoio dos trabalhadores, o sindicato poderá realizar sua missão de forma eficiente, mas essa é uma decisão da consciência de cada trabalhador. Se você tiver alguma dúvida, converse com o sindicato. Lembre-se que ele também é seu, participe.