O Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e Região, Osanan Gonçalves dos Santos, acompanhado pelo assessor sindical Marcelo Braga, preocupados com o crescimento dos casos de COVID na cidade e boatos acerca de um possível novo lock-down, procuraram a Administração Municipal para discutir as medidas de combate ao contágio da covid-19 para classe trabalhadora. Os Comerciários, que lidam diretamente com o público, estão expostos e em contato com um número maior de pessoas, vêm sendo prejudicados perante cenário da pandemia.
O Sindcomerciários preocupado com esta situação e diante do crescente número de mortes de pessoas com mais de 60 anos, propôs a prefeitura a realização de uma Campanha de Conscientização, visto que há uma grande preocupação dos comerciários com a sua saúde e em levar o vírus para suas casas prejudicando os seus familiares, mas que em contrapartida, temem uma nova paralisação das atividades, o que fatalmente gera transtornos contratuais e na pior das hipóteses, desemprego.
O Sindicato foi recebido pela Secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, que expôs as suas preocupações e se colocou à disposição do sindicato, declarando que a Administração apoia a realização da Campanha de Conscientização.
Na reunião o presidente se colocou na defesa de ações coletivas de prevenção à propagação do vírus e seus impactos sociais e econômico. Além disso, cobrou uma fiscalização maior da prefeitura pelas empresas no reforço das medidas provisórias, como a limitação de clientes nos estabelecimentos, álcool 70% para os trabalhadores, além de medir a temperatura de empregados e clientes para que se tenha maior segurança e controle de entrada de pessoas possivelmente sintomáticas.
Esteve também presente a Diretora da Mulher e responsável pela Clínica dos Comerciários, Daniella Ribeiro, que apresentou à administração e os cuidados que a clínica vem realizando com a saúde dos trabalhadores.
A secretária parabenizou e agradeceu o sindicato pelo trabalho realizado, ressaltando que fechar o comércio é sempre a última alternativa, não somente em razão dos compromissos de cada empresa, mas também para manutenção dos empregos e atendimento às necessidades dos clientes. Podemos colaborar no sentido de tomar todas as precauções necessárias para evitar o contágio. É fundamental lembrar que, embora as vacinas possam ajudar a acabar com a pandemia, elas não resolverão tudo. À medida que a crise da covid-19 continuar, ainda será necessário tomar todas as medidas necessárias para evitar que o vírus se espalhe e cause mais mortes”, concluiu Osanan Santos. O Sindicato reforça ainda a relevância do fortalecimento da saúde pública, dos serviços públicos e de seus trabalhadores e trabalhadoras, considerando que nessa crise é fundamental para a mitigação dos riscos e o controle da doença. Esse fortalecimento é fundamental para a proteção individual e coletiva e para a efetivação da tarefa social dos serviços públicos. Na circular divulgada nesta terça-feira (19), não há orientação da prefeitura quanto ao fechamento do comércio na região.
Juntos somos mais fortes.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você aceita nossa Política de Privacidade.