O Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e Região se solidariza com os Comerciários dispensados do Makro Atacadista, supermercado que recentemente surpreendeu a todos e fechou as portas de sua unidade na cidade de Montes Claros. Na sexta-feira (11/06) uma equipe da central do Makro esteve na cidade, anunciando de última hora aos trabalhadores que a empresa estava encerrando suas atividades naquele exato momento, levando muitos empregados a passarem por mal estar e lamento pelo emprego perdido.
Também surpreendido com a decisão da empresa, o Sindcomerciários presta solidariedade aos Companheiros agora desempregados, colocando-se à disposição para auxiliá-los dentro das nossas possibilidades. Agendamos todas as homologações e estamos fazendo conferência minuciosa de todos os acertos realizados, sobretudo daqueles empregados que possuem estabilidade provisória, como são o caso das gestantes, acidentados, membros eleitos de CIPA.
No ano de 2014 o Sindicato ingressou com Ação Coletiva de Cumprimento contra a empresa, por não aplicarem o percentual de reajuste da categoria aos seus empregados, o que fez com que os seus salários ficassem defasados. A empresa em contrapartida entrou com recursos, ainda que a Justiça do Trabalho venha confirmando as alegações do sindicato, tendo já duas decisões favoráveis no processo. A ação tramita na 2ª Vara do Trabalho de Montes Claros sob o número 01191-77.2014.503.0100 e atualmente está em recurso no TST, ultima instância, que deve confirmar as duas decisões favoráveis aos trabalhadores.
Importante frisar que a ação segue seu curso normal, sobretudo por tratar-se de empresa de grande porte e que possui outras unidades em pleno funcionamento no território nacional, inclusive em nosso Estado. O Departamento Jurídico coloca-se também à disposição para quaisquer esclarecimentos acerca do processo.
O Sindcomerciários está tomando nota de todos os nomes e contatos dos trabalhadores para que, em caso de decisão favorável, os nomeie na ação e possam receber os valores dos reajustes salariais, sendo estes determinados pelo Tribunal.
Juntos somos mais fortes.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você aceita nossa Política de Privacidade.