UM DIA PRA REFLETIR, UMA DATA PARA CELEBRAR
DIA 30 DE OUTUBRO, DIA DO COMERCIÁRIO!
Chegamos a mais um dia 30 de outubro, a data em que celebramos anualmente o DIA DO COMERCIÁRIO.
Todos já sabem que as datas comemorativas tem um contexto histórico e simbólico, o qual já falamos em outras oportunidades.
Mas hoje, gostaria de fazer, muito mais do que uma viagem ao passado, mas sim, uma análise do presente e dos caminhos que precisamos percorrer para garantir o futuro de nossa tão querida e batalhadora categoria, a maior categoria de nossa cidade e região.
Nos últimos anos vimos uma série de mudanças a nível, não somente de legislação, mas também no formato de trabalho. Mudanças estas que vem de encontro com o que mais prezamos e lutamos, os Direitos dos Trabalhadores e o equilíbrio na relação de trabalho, com a valorização da mão de obra e a dignidade no exercício de nossas funções.
Mudanças que tornaram a legislação mais branda e dificultaram o acesso dos trabalhadores aos seus Sindicatos e à Justiça e Ministério do Trabalho.
Querem a todo custo e força nos fazer acreditar que o trabalhador tem de escolher, “ou ter emprego ou ter direitos”. Aqui afirmamos com toda a clareza: isto é uma grande mentira fomentada e patrocinada por aqueles que não sabem valorizar o nosso tão suado trabalho diário e por aqueles que defendem de forma muito cruel que nossos direitos básicos são na verdade privilégios.
Mudanças e supostas inovações, que além das dificuldades já enfrentadas pela perda da massa salarial e poder de compra engolidos pela inflação, deterioram ainda mais o trabalhador, que precisa, além de vender e lidar com a concorrência natural, precisam travar uma verdadeira luta contra mecanismos que permitem que o consumidor entre nas lojas para retirar produtos adquiridos na internet e tomar o tempo dos Comerciários em que poderiam e deveriam estar vendendo, para fazerem trocas, entregas e embalagem de produtos dos quais não se ganha um tostão de comissão.
Com isso, aumentou-se desproporcionalmente a carga de trabalho da categoria, que assiste desesperadamente um aumento de trabalho e uma surreal diminuição de sua remuneração.
Todos nós sabemos que os tempos mudam e que os desafios sempre são outros. Mas precisamos acordar e entender que esses desafios atuais são desafios artificiais e manobras do poder econômico, acobertada pelo poder público de gestões que prestigiam e defendem as empresas e jogam o trabalhador à margem da relação de trabalho, estimulando a informalidade, limitando as aposentarias e trabalhando contra direitos básicos, tais como o Fundo de Garantia (FGTS) e o Seguro Desemprego.
Tentam a todo custo, descredibilizar o trabalho das Entidades Sindicais e impedem que os trabalhadores tenham consciência dos seus ainda preservados direitos, que andam sob a ameaça de reformas sempre visando o prejuízo dos empregados, que tem suas necessidades, pagam seus impostos e lutam diariamente para garantir uma vida digna para si e para os seus.
Não podemos perder a esperança e nem a nossa capacidade de mobilização em torno daquilo que nos é mais sagrado: Nossa valorização, nossa qualidade de trabalho que move as empresas e sobretudo, os nossos direitos e interesses que devem estar, não acima, mas em paridade, em igualdade com nosso dever, o qual cumprimos diariamente sempre com sorriso no rosto e a esperança no coração, na fé de que virão dias melhores.
Temos total clareza de que, sem a nossa força de trabalho e sem o nosso carisma, as prateleiras das empresas estariam abarrotadas de produtos sem vender. Temos total consciência de que um dia em que faltamos para ir ao médico ou para acompanhar nossos filhos e filhas é uma dor de cabeça para o patrão. Por isso concluímos que somos, sem sobra de dúvida, a parte mais relevante e a força que move o comércio e as vendas em todo o país.
E diante desta reflexão é que gostaríamos de dizer que o Dia 30 de Outubro, Dia do Comerciário, é uma data para celebrar, mas é um dia para se refletir e se mobilizar em torno daquilo que desejamos para o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos e a esperança de toda uma classe de trabalhadores que luta e enfrenta as mais árduas dificuldades e assédio de um mercado, que cada vez mais afunila e sobrecarrega os seus trabalhadores.
Neste Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e Região, com seus 65 anos de existência jamais faltou e jamais faltará a defesa incondicional dos direitos e interesses dos Comerciários de Montes e Região, o que nos torna ainda, referência para outros sindicatos, que veem a seriedade e a credibilidade do trabalho que fazemos não somente em nossos importantes Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, mas também no trabalho social que levamos com assistência médica, odontológica, jurídica, promoção da saúde, lazer, e qualificação profissional, além de tantos outros serviços que aqui temos a honra de prestar e estender o tapete vermelho para que o trabalhador possa passar e ter reconhecido o seu valor.
Parabéns a todos nós, Comerciários e Comerciárias de Montes Claros e Região. Feliz Dia do Comerciário com a esperança, a fé e a luta incansável para que venham dias melhores.
Sindcomerciários Montes Claros e Região
Por Rayhanne Tallis
Juntos somos mais fortes.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você aceita nossa Política de Privacidade.